O diretor da Globo, J.B. Oliveira, o Boninho, anunciou via Twitter que o produtor de cinema brasileiro Herbert Richers morreu na noite dessa quinta-feira (19). “Hoje se foi uma parte da história da tv brasileira… Nos deixou Herbert Richards, considerado o dono do melhor estúdio de dublagem do mundo.”, disse ele.
O produtor estava internado em uma clínica na Gávea, zona sul do Rio, onde enfrentava a cerca de um ano problemas nos rins. Seu corpo será velado na tarde desta sexta-feira (20) no cemitério do Carmo, no Caju.
Herbert Richers nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, em 11 de março de 1923, mas passou grande parte da sua vida no Rio de Janeiro. Em 1950, ele fundou na cidade a distribuidora de filmes Herbert Richers S.A, que depois virou uma das pioneiras no ramo da dublagem no Brasil.
A dublagem foi introduzida a Richers em 1960 pelo Walt Disney, de quem ele foi amigo. Ele trouxe o conhecimento de Holywood para resolver o problema das legendas, que eram quase ilegíveis para a tecnologia da época (televisão pequena, em preto e branco e sem definições).