‘Confissões de Adolescente’ reestreia dia 5 de março, no Teatro dos Grandes Atores, no Rio, com novo elenco

Rio de Janeiro – Dúvidas, angústias, medos, virgindade, aborto, drogas, o mundo visto e sentido por uma geração sem mitos nem tabus. Uma história de sucesso que voltou aos palcos. O espetáculo “Confissões de Adolescentes”, da escritora Maria Mariana, estreia com novo elenco e nova temporada, no dia 05 de março, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca.

Crédito: Guga Melgar

O texto original foi adaptado por dois jovens talentos da nova geração de escritores, Matheus Souza e Clarice Falcão, que, sob supervisão da autora Maria Mariana, trouxeram a linguagem do espetáculo para os dias atuais. As músicas também foram substituídas por sucessos recentes. Matheus, jovem cineasta, assina também a direção do espetáculo e Clarice faz parte do elenco que conta ainda com Carla Diaz, Isabella Camero e Sophia Abrahão. O espetáculo fica em cartaz até o dia 28 de março.

Trajetória

A peça estreou em 1992 no pequeno Porão da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no Rio de Janeiro e marcou a época do teatro carioca. Sem nenhuma pretensão – sua produção custou apenas U$300-, “Condfissões de Adolescente” alcançou tamanha repercussão na mídia e junto ao público, e logo foi transferido para o palco principal da Casa de Cultura.

Mas foi no Teatro Casa Grande, também no Rio, que conquistou o sucesso da temporada daquele ano, saindo em turnê com a casa lotada. Num caminho inverso, a peça voltou ao papel e virou livro, best-seller hoje relançado pela Editora Agir. Logo depois, a convite da Polygram, o elenco gravou um áudio-livro, sendo o primeiro lançado no Brasil. A peça percorreu todo o Brasil e virou mini-série de TV, indicada ao Prêmio Emmy, da TV Americana.

Cerca de 950 mil pessoas assistiram as mais de mil apresentações em todo o país, até março de 1998, quando se encerrava uma fase na carreira deste grande sucesso.

Em sete de janeiro de 2000, uma nova versão do espetáculo estreou no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, onde permaneceu por cinco meses, partindo depois em turnê, reavendo o sucesso originado em 1992 e mais uma vez marcando presença junto ao público brasileiro, adolescente ou não.

Com a marca recorde de 1 milhão de espectadores, o espetáculo comemorou 10 anos em cartaz.

Confissões de adolescente 2009/10, por Maria Mariana

Escrevia diários com fervor desde os nove anos de idade. Me inspirando no exemplo do meu pai Domingos Oliveira (que é cineasta, dramaturgo, diretor de teatro e excelente professor), resolvi transformar meu diário de adolescente em uma peça de teatro. Durante uma madrugada fiz algumas arrumações no texto e depois apresentei. Todos amaram! Chamei para o elenco minhas melhores amigas na época: Ingrid Guimarães, Carol Machado e Patrícia Perrone. Meu pai dirigiu. Meu namorado, Alexandre Vaz era o músico. Priscila Rozembaum, minha “boadrasta” fez os figurinos. Estreamos no porão da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, que tem apenas 70 lugares. Gastamos 300 dólares para produzir. O espetáculo ficou 10 anos em cartaz, com enorme sucesso. Virou série de TV, livro, áudio-livro e me ensinou muito.

Quando estreou no teatro em 1992, Confissões de adolescente foi um escândalo. Era escandalosa a educação que tinha recebido do meu pai. Que teve sempre um diálogo aberto comigo. Era lindo ver um pai que tem consideração pelas opiniões da filha, que se relaciona de igual para igual, que incentivou a filha a escrever diários e colocou suas mais intimas confissões no palco. Aceitando a filha do jeito que é. Deixando para a filha, liberdade para escolher os próprios caminhos.  Essa força de amizade que existe entre meu pai e eu, sempre foi na verdade, o grande escândalo da peça. Pais e filhos saiam do teatro nos agradecendo, encontrando no espetáculo possibilidades de diálogo, que antes não existiam. A força do respeito que meu pai tem por mim, é o motor deste espetáculo. Através deste respeito pude falar sem medo de ser julgada. Falar as palavras do meu coração, aos 18 anos. Isso foi um escândalo em 1992.

E hoje, em 2009, o que escandaliza esta geração? A Internet é o confessionário dessa moçada? Em 1992, ir ao teatro ver o Confissões era como entrar escondido no diário de uma menina, descobrir seus segredos. Esta geração tem segredos? O que os desafia? O que os escandaliza? São estas as perguntas que a nova montagem do espetáculo Confissões de Adolescente, dirigida por Matheus Souza, procura responder.

Confissões de Adolescente, temporada de 05 a 28 de março de 2010
Local: Teatro dos Grandes Atores – Sala Azul, Shopping Barra Square – Av. das Américas, 3555 – Barra da Tijuca
Tel: (21) 3325-1645
Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 15h
Horários: Sextas e sábados às 21h e domingo às 20h
Ingresso: R$50,00
Capacidade: 396 lugares
Duração: 80 minutos
Censura: 12 anos