A árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro, a maior árvore flutuante do mundo, foi inaugurada neste sábado (5) cerca das 20h20. Mesmo debaixo de chuva, milhares de cariocas compareceram à Lagoa e puderam conferir o espetáculo pirotécnico da árvore, que tem como tema desta 14a. edição “A união dos nossos melhores desejos”, além de 85 metros de altura, 2,9 milhões de luzes, 1,6 mil esferas de efeitos e 52 quilômetros de cabos.
O evento, apresentado pelo ator José Mayer, O atual protagonista da novela “Viver a Vida”, da Rede Globo, contou com a participação de abertura da cantora Simone pela segunda vez. Uma queima de fogos marcou marcou a inauguração, além do coral de 40 jovens da Fundação Bradesco, acompanhando 56 músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa que encantaram o público enquanto as luzes da árvore eram acesas.
A festa foi especialmente direcionada à conquista de Rio 2016 como sede dos Jogos Olímpicos e também contou com a presença de autoridades como o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COI) e João Havelange, ex-presidente da FIFA, além de famosos como o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus e da bailarina Ana Botafogo.
De 6 dezembro em diante, ela será acesa de domingo a quinta, das 19h30 às 2h, sexta e sábado, das 19h30 às 3h. Como tradicionalmente ocorre, a maior árvore de Natal flutuante do mundo será acesa pela última vez em 6 de janeiro, Dia de Reis. A árvore de 520 toneladas de peso já foi reconhecida pelo Livro Guinness dos Recordes como a maior de seu tipo no mundo.