Nesta sexta-feira, estreia em São Paulo e Rio de Janeiro o filme israelense “Nota de Rodapé” (“Footnote”), indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011. O longa-metragem venceu a categoria Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2011 e integrou a Seleção Oficial de diversos festivais, incluindo o Festival de Cinema de Telluride, o Festival Internacional de Cinema de Toronto, o Festival Internacional de Nova York e o AFI Fest, todos em 2011, recebendo ótimas críticas.
“Nota de Rodapé” narra a rivalidade entre pai e filho, ambos professores dedicados ao estudo do Talmude. Eliezer Shkolnik, o pai, é um purista avesso ao mundo acadêmico e que jamais foi reconhecido por seu trabalho. Seu filho, Uriel, é uma estrela em ascensão que aprecia o reconhecimento e a bajulação.
A trama do filme sofre uma reviravolta quando Eliezer descobre que será agraciado com o Prêmio Israel, uma das maiores honrarias acadêmicas do país. Esse acontecimento expõe sua vaidade e necessidade desesperada por reconhecimento. Uriel, inicialmente feliz pelo reconhecimento do pai, se vê diante de um dilema ético. Uma ironia do destino obriga Uriel a escolher entre sua própria carreira e o apoio a seu pai. A questão central do filme gira em torno da decisão de Uriel: ele sabotará a glória de seu pai?
O filme explora temas como a vaidade, o reconhecimento acadêmico e os complexos laços familiares, colocando em evidência a dinâmica entre tradição e inovação no contexto acadêmico.